24 outubro 2008

Perfil: Eduardo Nunes – Cineasta Brasileiro

No mês de outubro, os alunos do Instituto de Romanística da Universidade de Salzburg tiveram a oportunidade de trabalhar com o diretor e roteirista brasileiro Eduardo Nunes. O professor convidado ministrou uma Oficina de Roteiro, parte da Disciplina Orientação Prática de Língua Portuguesa, da Professora Elóide Kilp.

Durante duas semanas, um grupo de nove estudantes aprendeu como fazer cinema de verdade. As atividades foram desde a elaboração do roteiro, uma adaptação de um conto de Machado de Assis, até a finalização, passando pela produção e filmagem.



O resultado pode ser conferido no Fórum Brasil, a Mostra de Filmes brasileiros em Salzburg. (Outras informações: http://folhacultura.blogspot.com/)







Eduardo Nunes
Diretor e Roteirista
Nascido em Niterói, Rio de Janeiro

Formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhou como assistente de direção, produtor e editor em inúmeros filmes. Dirigiu seu primeiro curta em 1994, “Sopro“, exibido em festivais brasileiros e internacionais, tais como Festival de Berlim, Havana, Nova Iorque e Cidade do México. “Terral“, seu segundo curta-metragem, foi 18 vezes premiado em Festivais nacionais e internacionais. Fez ainda três outros curtas: “A infância da mulher barbada“, “Tropel“ (exibido em Roterdam, Biarritz, Clermont-Ferrand e ganhador de vários premios) e “Reminiscência“. Trabalhou também como diretor de televisão em 2006, quando dirigiu a série “O silêncio dos intelectuais“, baseado no romance homônimo de Adauto Novaes. Foi co-roteirista de “Árido Movie“, dirigido por Lírio Ferreira e agora está trabalhando seu primeiro longa metragem, “Sudoeste“.



por Rachel Dimetre